Obras por toda a Bahia 2020
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Emissoras começam a divulgar chamadas do desligamento da TV analógica

    Processo vai viabilizar o aumento da faixa FM para migração das AMs


    Emissoras começam a divulgar chamadas do desligamento da TV analógica
    Foto: Reprodução

    As geradoras de televisão do Distrito Federal e entorno e do município de Rio Verde (GO) começam a veicular a partir da próxima quarta-feira (8) os avisos sobre o desligamento do sinal analógico de TV. A campanha obrigatória sobre o switch off está prevista na Portaria MC nº 3205/2014, que determina a veiculação de avisos um ano antes da implantação definitiva do sinal digital em cada região. O desligamento também faz parte do processo de migração das AMs. Em boa parte das regiões mais populosas do país, as rádios irão ocupar o chamado dial estendido, em frequências que correspondem aos canais 5 e 6 da TV analógica.

    Os avisos serão divulgados por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica, que será exibida no canto superior direito ou esquerdo da tela (em caso de sobreposição com o logotipo da emissora), e de tarjas pretas com texto fixo ao pé da tela. Para orientar as emissoras no cumprimento das regras, a Abert disponibilizou em seu site um manual elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações sobre as ações obrigatórias de divulgação e as logomarcas com o símbolo da TV analógica.

    O manual reúne indicações da portaria MC nº 3.205/2014; a marca de identificação da transmissão analógica e sua forma de aplicação na tela; sugestões de textos para a comunicação em tarja fixa e tarja em movimento (crawl), e o cronograma de inserções (Portaria nº 481/2014). Em seguida, as emissoras de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro) começarão a veicular os avisos sobre o switch off analógico.

    O Distrito Federal será a primeira região a receber exclusivamente o sinal digital, em abril de 2016. Também no próximo ano será a vez de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). A implantação do sinal digital será concluída em todo o país até 2018. Em novembro deste ano, um projeto-piloto do desligamento será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás.

    Em grandes regiões metropolitanas, como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os canais 5 e 6 serão destinados para a acomodação das rádios AMs que irão ocupar o chamado dial estendido, que vai de 76 FM a 87 FM. A previsão é que a migração ao dial estendido comece logo após o switch off da TV analógica.

    Com informações da Abert
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia